Cursos Superiores

A Birds Intercâmbio Cultural oferece programas de graduação, pós-graduação e especialização e mestrado nas melhores e mais bem conceituadas Universidades do mundo.

Para se habilitar a estes cursos, é necessária a conclusão do ensino médio para os programas de graduação, e da graduação para pós ou mestrado. Além disso, é necessário nível avançado do idioma do país onde se pretende estudar, sendo exigido testes oficiais de proficiência (Toefl, Ielts, Cambridge, Deli, etc.).

Todo o processo de aplicação é feito através da Birds, sem custo adicional nenhum para o candidato, que só inicia o pagamento após ter recebido o aceite da Universidade.

A Birds oferece diversos destinos tais como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suíça, Austrália, Nova Zelândia, Espanha . Para quem procura preços mais atrativos é possível estudar e trabalhar em países do leste Europeu e Ásia em Universidades internacionais com aulas em inglês tais como China, Coréia do Sul, Letônia – com programas com custos a partir de 3.000 euros o ano acadêmico.

PROGRAMAS DE INGRESSOS PATHWAY
Os estudantes que ainda não possuem nível avançado ou ainda não tenham realizado os testes oficiais, podem se inscrever em cursos preparatórios dentro das próprias Universidades ou escolas de inglês que tem parcerias com Univesidades, nos programas PATHWAY. Este é um dos principais diferenciais oferecidos pela Birds .

Antes de se inscrever no Pathway os estudantes fazem um teste gratuito on line na Birds, e com o seu resultado as instituições parceiras da Birds no exterior vão fazer um planejamento de quanto tempo estimam que o estudante deverá estudar o inglês acadêmico para poder ingressar definitivamente na Universidade ou College. E desde o início o estudante já pode contar com uma carta de confirmação de vaga na Universidade condicional a atingir o nível necessário do idioma.
GRADUAÇÃO E PÓS NOS ESTADOS UNIDOS
O principal parceiro da Birds para os cursos superiores nos EUA é a INTO Higher Education, que é uma joint venture com diversas universidades renomadas nos Estados Unidos, Reino Unido e China. Os estudantes possuem carteirinhas das universidades onde estudam, além dos documentos para o visto da própria universidade e tem acesso a toda a infraestrutura da universidade, como eventos, academias, bibliotecas, atividades sociais, piscinas, restaurantes, ambulatórios médicos, ginásios esportivos, etc. – se podendo se utilizar também de transporte gratuito na região das Universidades. Absolutamente tudo o que a universidade oferece!

Os prédios são localizados no coração do campus das universidades parceiras e os estudantes utilizam também as acomodações do campus, junto com os estudantes locais. Durante todo o ano! Não somente durante as férias dos estudantes locais. O processo de matrícula é rápido e simplificado. Em média, 48 horas para uma resposta de aceitação (depois de entregue a documentação completa). O histórico escolar é avaliado antes mesmo da confirmação da matrícula, pela própria universidade, e o estudante recebe uma oferta de vaga válida para toda a graduação ou pós-graduação.

Para pós-graduação, o programa de pathway inclui inglês acadêmico e preparatório para GMAT ou GRE (exames requeridos para algumas áreas de pós-graduação). Além destas aulas, o estudante já tem aulas da pós-graduação, da área de formação escolhida, juntamente com estudantes americanos. A diferença do Pathway da pós-graduação é que o estudante só recebe créditos pelas aulas da área de formação. A duração varia de acordo com o programa escolhido. Em geral, o estudante que faz a pós com Pathway precisa de 2 anos ou 2 anos e meio para concluir a pós-graduação. As principais Universidades parceiras nos Estados Unidos são:

- Drew University
- University South Florida(USF)
- University of Oregon(famosa por ter sido a Universidade onde Linnus Pauling se formou e lecionou)
- George Mason University - em Washington. Há um laboratório da Boeing na Universidade.
- Marshall University
- Colorado State University
- Saint louis University
- High Point University

Os preços dos cursos universitários nas Universidade que representamos nos Estados Unidos tem um valor médio anual de USD 35.000,00, incluso curso + acomodação dentro do campus universitário + seguro saúde + alimentação no refeitório da Universidade durante todo o programa + acesso a todos os ginásios esportivos e academias para prática de esportes + entrada em todos os jogos da liga universitária dentro do campus. É possível aplicar para uma bolsa parcial de até USD 10.000,00 por ano, sendo os principais critérios para concessão o desempenho acadêmico no Ensino Médio e o nível de proficiência no inglês.
GRADUAÇÃO E PÓS NO CANADÁ
No Canadá nossa principal parceria é com a ILAC para os programas de Pathway, que conta com parcerias com inúmeros Colleges e Universities, tais como:

University of British Columbia(UBC), Simon Fraser University, Universidade de Toronto, Fanshawe College, Lambton College, Langara College, Vancouuver Film Academy, La Salle College, entre vários outros. Os cursos de graduação no Canadá em um valor médio anual de CAD 15.000,00 sem incluir acomodação e demais despesas.
GRADUAÇÃO E PÓS NO REINO UNIDO – O FOUNDATION
No Reino Unido, oferecemos programas de foundation para estudantes que desejam realizar a graduação. No sistema de educação britânico, os estudantes estudam 13 anos antes de ingressar na universidade. Depois, a graduação dura somente 3 anos. Nos últimos anos do high school já existe a escolha da área de formação (engenharias, administração etc). Como no Brasil estudamos 12 anos (9 anos + 3 anos do ensino médio), necessitamos fazer o 13o ano antes de ingressar na graduação. Este 13o ano é o foundation. Existem foundations para todas as áreas de formação, incluindo as mais procuradas, como engenharia, administração, artes, ciências etc. Ao final do foundation, o estudante ingressa no primeiro ano da graduação. O diploma de graduação é obtido ao final de 4 anos (1 ano de foundation e 3 anos de graduação). As aulas de foundation são lecionadas no prédio da INTO, em turmas de estudantes internacionais e inclui inglês acadêmico e uma base da área de formação escolhida. Os prédios são localizados no coração do campus das universidades parceiras (exceto Londres e Manchester).

Já os estudantes que desejam fazer a pós-graduação no Reino Unido podem fazê-lo através de um ano de graduate diploma + um ano de masters. O Graduate Diploma é lecionado nos prédios da INTO, com estudantes internacionais em sala de aula. É uma forte preparação para o masters, e inclui matérias da área de formação escolhida e inglês acadêmico. O programa inteiro dura 2 anos (um ano de graduate diploma + um ano de masters).
GRADUAÇÃO NA SUÍÇA
A BIRDS representa as mais bem conceituadas escolas de turismo, hotelaria e gastronomia do mundo, do SWISS EDUCATION GROUP – SEG. Tendo a língua inglesa como idioma oficial dentro da escola, a SHMS em Leysan e Caux Palace, o IHTTI em Neuchatel, o HIM em Montreux, Cesar Ritz em Brig e o Cullinary Institute em Lucerne e Le Bouveret. Em todas as escolas do grupo SEG, o ano acadêmico tem um semestre de aulas com estágios remunerados nos semestres seguintes. Os estudantes adquirem prática trabalhando nas mais famosas redes de hotelaria do mundo, que participam da Feira Anual de contratação que é realizada dentro das escolas da SEG, confira no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=eRY7a-tAFO. Para ingressar nos programas universitários do grupo, os estudantes que possuem nível avançado de inglês mas ainda não possuam onível ideal, podem fazer até 2 meses de cursos preparatórios de inglês, dentro das escolas do grupo, a preços subsidiados.
GRADUAÇÃO E PATHWAY(STUDIENKOLEG) NA ALEMANHA
Na Alemanha as universidades públicas são gratuitas para estudantes internacionais. Porém é necessário que o estudante apresente diversos requisitos, tais como bom desempenho acadêmico no Ensino Médio e proficiência no idioma alemão.

O Studienkolleg é o correspondente alemão do programa de foundation ou de pathway dos países anglo-saxões. A Birds tem parceria com a DID Deutsch Institut, que oferece o Pathway e pacote de colocação para programas universitários.

Geralmente o Studienkolleg é uma instituição diretamente ligada a uma instituição de ensino superior. Não há possibilidade de se inscrever diretamente, e sim indiretamente, através de uma universidade ou de uma politécnica, por exemplo.

Os passos para ingresso são os seguintes:

-> primeiramente se envia todos os documentos ao Did Deutsch-Institut para uma avaliação (histórico com notas e certificados)
-> Já se deve ter um curso ou uma direção de estudos em mente.
-> caso as notas sejam razoáveis e o nosso instituto aceite o aluno, o proximo passo é a inscrição no Did Deutsch-Institut no programa de University Placement. (preços e descontos de acordo com a duração do curso de alemão em numero de semanas)
-> o aluno se prepara para as oito semanas (no mínimo até o B2) para um curso de alemão com a DID.

Chegando na Alemanha:

-> aqui já é importante que o aluno já tenha pesquisado universidades e cursos que sejam possíveis. O diretor pedagógico da Did vai prover orientação para a matrícula e os trâmites e eventualmente fazer a candidatura.
-> aqui durante o curso de alemão, o aluno tem que se preparar para o teste de admissão do Studienkolleg designado pela universidade. Há geralmente um prova de lingua alema e de matemática (Aufnahmetest). Não oferecemos mais curso preparatório para essa prova, mas ela não é muito difícil e com um pouco de afinco e utilizando as nossas monitorias toda quarta feira, é possível passar nesse teste. Há também a possibilidade de pedir aulas adicionais (pagas) e de baixar gratuitamente provas passadas para se estudar. Geralmente essa fase não causa problemas.
-> depois do curso de alemão se faz a prova. Caso se passe nessa prova:
-> terminamos o programa de colocação universitária. O aluno, sendo aceito, extende seu viso, trocando-o de turista, ou de estudante de línguas, para visto de estudante universitário. O aluno tem agora que estudar um ano de matérias relevantes ao seu curso.
-> No final há o provão (Feststellungsprüfung). É importante ressaltar que as notas tem que ser muito boas, pois só os melhores são escolhidos e finalmente admitidos nas faculdades.

É possível ainda aplicar para uma transferência universitária após a conclusão de dois semestres no Brasil, necessitando para isso a proficiência do alemão e os documentos de conclusão de Ensino Médio e do curso universitário no Brasil. A Did pode também neste caso oferecer o Pathway caso o aplicante necessite melhorar o seu nível de alemão.
OUTROS PAÍSES
Se você tem interesse em opções diferentes em países como China, Coréia do Sul, Espanha ou Letônia, consulte a agência da Birds mais próxima para mais informações.