Intercâmbio cultural é a realização de uma viagem ao exterior por um estudante – o futuro intercambista – com o objetivo de aprender os costumes, as tradições e o idioma de um outro país, ficando hospedado na casa de uma pessoa nativa desse país, ou em uma residência estudantil, onde tem a possibilidade de interagir com pessoas das mais diferentes culturas. O estudante geralmente não conhece a pessoa com quem vai se hospedar e também não fala o mesmo idioma que ela.

Isso possibilita a troca de conhecimentos entre viajantes e estudantes de diferentes países. Isso é alcançado, por exemplo, com cursos de idiomas para todas as idades ou colegial(High School) no exterior, cursos de estudo e trabalho, cursos universitários e de especialização,ou mesmo em programas de férias para adolescentes.

Existem ainda vários outros tipos menos conhecidos de Intercâmbio Cultural, mas que são altamente adequados a estilos e objetivos específicos de futuros intercambistas, como por exemplo, programas de trabalho humanitário no exterior.
O meio mais comum e fácil de participar de um intercâmbio cultural é fazer um curso de inglês no exterior, em países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, África do Sul, Malta entre outros. Com uma duração média de 1 a 6 meses o intercambista aprende o idioma e a cultura (daí o termo Intercâmbio cultural) do local ganhando maiores conhecimentos sobre diferentes pessoas e costumes. É possível também fazer cursos de outros idiomas como espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim.

Intercâmbio cultural no currículo profissional é atualmente uma enorme vantagem no mercado de trabalho desde jovens no ensino básico até experientes profissionais, existindo cursos e programas específicos para cada um deles. Para jovens existem os Programas de Férias e para profissionais os cursos de inglês com ênfase em sua área de atuação como negócios, direito e medicina, com curta duração.
Qualquer que seja o interesse e objetivo do intercambista, este deve sempre procurar por empresas idôneas para realizar seu intercâmbio, sejam elas desde agentes de viagem de intercâmbio ou as empresas e escolas no exterior que o irá receber. A Birds Intercâmbio tem sua reputação atestada pela ICEF(International Consultants for Education and Fairs ) organização internacional que avalia as agências de intercâmbio e escolas internacionais, garantindo a qualidade dessas instituições. Além disso, graças a credibilidade adquirida ao longo dos anos, a Birds tem parcerias com instituições de ensino de altíssimo nível, como o Colégio Marista de Brasília, Escola La Salle e a Casa Thomas Jefferson(o Centro Bi-Nacional Brasil Estados Unidos em Brasília).

A Birds Intercâmbio é também a única empresa de intercâmbio no Brasil que oferece aos seus clientes plantão de atendimento de emergência 24 horas nos 365 dias do ano.

Escolas Parceiras

Confira algumas de nossas principais escolas parceiras.