Como saber se meu inglês é básico ou intermediário?

Morar no exterior – você voltaria para o Brasil? Tem gente que não!
julho 20, 2017
Como aprender inglês com música?
agosto 15, 2017
Exibir tudo

Como saber se meu inglês é básico ou intermediário?

Opened book with flying letters on concrete background

Habilidades faladas

A primeira coisa que precisa ser feita para considerar as suas habilidades faladas é compará-las com o seu idioma nativo.

Por exemplo: se eu ouvisse alguém falando em português como eu falo em inglês, poderia dizer que a pessoa sabe realmente português? Uma pessoa que me ouve falando em inglês tem como saber se meu inglês é básico ou intermediário?

Vocabulário:

Ambos (básico e intermediário) precisam entender conversas simples, como diálogos de apresentação e conversas do dia a dia, mas somente uma pessoa em nível mais intermediário consegue se virar bem em situações mais específicas – como uma consulta médica ou a compra de roupas, por exemplo.

Uma pessoa em nível básico sabe somente palavras mais simples e comuns. O nível intermediário demonstra uma abrangência maior. A maior parte das pessoas que têm inglês básico sabem usar but como tradução de mas – uma pessoa com inglês intermediário usa sinônimos como nonetheless, however, howbeit, nevertheless, though, yet, notwithstanding.

Pronúncia:

É claro que em nenhum dos casos é esperada a pronúncia fluente das palavras, mas existem alguns erros que são típicos de quem está no nível básico.

O fonema th (da palavra thing, por exemplo) é um dos mais clássicos – como não temos esse som no português, é preciso um bom treinamento para conseguir falar corretamente. Se você não consegue, provavelmente será classificado como nível básico.

Leitura e escrita

Como saber se meu inglês é básico ou intermediário somente pela leitura e pela escrita, sem falar? A primeira coisa se refere aos tempos verbais.

O inglês básico tem como função garantir que alguém que não domina o idioma saiba escrever o básico e conseguir entender leituras simples – seria o equivalente ao que uma criança em fase de alfabetização sabe compreender.

Já uma pessoa com inglês intermediário precisa ter o nível de compreensão mais extenso, lidando também com temas mais diversos.

Por exemplo: é possível entender textos científicos, como os de livros didáticos, de caráter mais complexos. Livros literários também já precisam ser compreendidos de forma geral, mesmo que com dúvidas.

Escrita:

A escrita é a parte mais difícil para muitas pessoas que estão aprendendo o idioma. O nível básico não significa que erros gramaticais e ortográficos podem passar, mas sim que palavras comuns e simples são dominadas.

Para o intermediário, é como se você fosse capaz de escrever uma redação média, de um aluno do 6° ano – correta e bem estruturada, mas ainda sem muita elaboração.